top of page

ATIs prestadas pela Cáritas Diocesana de Itabira e Cáritas Diocesana de Governador Valadares lançam cartilha sobre Repactuação do Acordo de Mariana (MG)

  • Foto do escritor: Alcides Aredes  Miranda
    Alcides Aredes Miranda
  • 6 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 5 dias

Material orienta as pessoas atingidas sobre o novo acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão


As Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) prestadas pela Cáritas Diocesana de Itabira e pela Cáritas Diocesana de Governador Valadares lançaram uma cartilha informativa intitulada “O que você precisa saber sobre a Repactuação”.


O material aborda alguns dos principais pontos do novo pacto de reparação do Caso Rio Doce, firmado em 25 de outubro de 2024 e homologado pelo Supremo Tribunal Federal em 06 de novembro. O objetivo é esclarecer as dúvidas frequentes das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, sobre os novos programas de indenização e medidas de compensação.


A cartilha fornece detalhes sobre temas cruciais, como as novas disposições sobre indenizações individuais e o Programa de Transferência de Renda (PTR), além de abordar o Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) e orientações para contratação de advogados. Esta é a primeira de uma série de cartilhas sobre o acordo da repactuação que as ATIs irão elaborar.

Cartilha orienta pessoas atingidas sobre Repactuação do Acordo de Mariana
Cartilha orienta pessoas atingidas sobre Repactuação do Acordo de Mariana

Principais pontos da Cartilha


  1. O que é a Repactuação assinada no dia 25 de outubro e o que ela traz de diferente em relação aos acordos anteriores?

  2. O que ficou acordado em relação às indenizações individuais das pessoas atingidas?

  3. E quem não poderá acessar o PID (Programa Indenizatório Definitivo)? 

  4. Após assinatura do novo acordo, como fica o Novel e o PIM?

  5. Haverá abertura de novos cadastros?

  6. Quem terá direito a ele e como acessá-lo?

  7. O que ficou determinado sobre o Auxílio Financeiro Emergencial? Ele vai acabar?

  8. O que é importante saber sobre a necessidade de contratação de advogados para acesso à indenização?

  9. É possível que a pessoa atingida substitua o advogado que a está representando?

  10. As pessoas atingidas têm direito a solicitar dos advogados uma cópia dos documentos que assinam?


Disponibilidade e acesso ao material


A cartilha foi disponibilizada com o objetivo de apoiar as pessoas atingidas na compreensão do acordo e, assim, poderem optar com mais segurança sobre a adesão às propostas apresentadas, sobretudo as que dizem respeito à indenização. A recomendação é que todos os (as) atingidos (as) busquem orientação junto às Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) para esclarecer dúvidas e que participem das reuniões e atividades informativas organizadas junto às Comissões de Atingidos nas comunidades.


A sede da Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares está localizada na Rua Vereador Euzebinho Cabral, nº 319, Centro, Governador Valadares. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 


Comments


bottom of page